terça-feira, 8 de maio de 2012

SELEÇÃO BRASILEIRA - PROBLEMA SEM SOLUÇÃO?

Bom dia!
Ouço diariamente dezenas de comentaristas e analistas de futebol falando sobre a seleção brasileira. Criticam o técnico mas, principalmente, dizem que estamos numa safra pobre de jogadores. Quanto ao técnico eu concordo, mas quanto aos jogadores, estamos longe disso.
Qual será o problema de Mano Menezes? Emburreceu, ficou conivente demais ou é mal-intencionado? Ou um pouco de cada coisa? Explico-me, porque a acusação vazia soa a ofensa.
Burro porque Robinho foi titular e capitão numa fase em que o meia não rendia tudo que podia. Após firmar-se no Milan e tornar-se peça indispensável no time italiano, não foi mais convocado. Burro, porque não adianta convocar Ramires em grande fase no Chelsea e colocá-lo para jogar na Seleção numa função completamente diferente. Burro, porque Julio Cesar não é goleiro para a Seleção, não é goleiro de decisão. Burro, porque David Luis e Thiago Silva custam juntos quase 100 milhões de euros e ele insiste em Lúcio e, às vezes, Luisão, fã que é do futebol “porrada e bola ‘pro’ mato”. Burro, porque o próprio Ganso confirmou que ele "engessa" o futebol do meia e de Neymar no time. Mais burro ainda porque Ganso muitas vezes é banco de Ronaldinho, Fernandinho e até, pasmem, de Hernanes...
Conivente porque Ronaldinho Gaúcho só está ali porque a patrocinadora quer. 
Agora, acho que um pouco ou muito mal-intencionado porque vários jogadores obscuros e de menos repercussão já foram convocados e jogaram com a camisa da Seleção. Coincidentemente, todos tem contrato com o empresário de Mano, Carlos Leite ou são, de alguma forma, ligados a dirigentes ou empresários chegados da CBF. 
Por tudo isso, Mano perdeu o resepeito e o carinho dos jogadores. Jogador não gosta de técnico vendido, técnico subserviente, técnico fantoche. Jogador sente quando o técnico perdeu a moral. No jogo contra os EUA, os jogadores mostraram para Mano Menzes que eles eram o certo para a Seleção, que aquele era o time correto. Deram um show, um vareio de bola no time americano. E Mano os traiu.
O Brasil tem uma safra de jogadores excelentes, salvo a posição de goleiro. Muito sinceramente, quero ver a recuperação de Rogerio Ceni e o estágio em que ele volta a jogar futebol e a evolução do goleiro Cassio no Corinthians, porque de resto... Mas, voltando ao time, temos Daniel Alves, David Luis, Thiago Silva, Marcelo, Ramires, Arouca, Robinho, Ganso, Neymar, Fred. Fechamos um time. Além deles Luís Gustavo (Bayern), Rodolfo, Dedé, Edu Dracena, Adriano (Barcelona), Paulinho, Leandro Damião, Lucas, Oscar, Luis Fabiano. Temos joadores experientes para dar bagagem a essa nova geração, casos de Rogerio Ceni, Zé Roberto, Juninho Pernambucano, jogadores não só excelentes como também de caráter positivo. Mais do que segurança, mais do que a experiência, eles tem o exemplo para os mais novos.
Finalmente, esqueçamos de Ronaldinho Gaúcho, Lucio, Julio Cesar, Kaka, Juan, Maicon. Sem discutir o mérito desses jogadores, fazem parte de uma geração que fracassou dentro e até fora dos campos em alguns casos. Convocar Kaka seria uma temeridade, porque muitos jogadores se sentiriam menosprezados por serem preteridos em função de alguém que está ali só com o nome e não com o futebol que vem praticando atualmente.
Resumindo, o fracasso da Seleção deve-se muito mais aos técnicos do que aos jogadores. Hoje, só Muricy Ramalho poderia assumir o cargo, mais pelo caráter do que pelo conhecimento técnico. Nomeie-se um técnico que não ceda às pressões, que não ceda aos interesse, que não atenda a pedidos e que, tal qual Vicente del Bosque, convoque somente os melhores e ponha os melhores para jogar e aí sim veremos o verdadeiro futebol brasileiro em campo.
Enquanto vivermos de Julio Cesar, Maicon, Lucio, Juan, Sandro, Lucas Leiva, Hernanes, Hulk, Fernandinho, Jadson, infelizmente não iremos a lugar algum. Aliás, iremos sim. Continuaremos em queda livre no ranking da FIFA. E muito pior que isso. No coração do povo brasileiro.
Grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário