quarta-feira, 9 de maio de 2012

KAKA E RONALDINHO GAÚCHO

É surpreende o nível de paixão e até de saudosismo de alguns analistas esportivos, chegando a ser piegas em alguns comentários. O que mais surpreende ainda é a falta de isenção na análise que muitos se atribuem como sendo "imparcial". Sem rodeios, vamos ao que interessa.
Li  num blog de um famoso repórter de rádio aqui de São Paulo, que ele confiava em Ronaldinho Gaúcho e desejava que Kaka fosse convocado novamente para a Seleção. Pelo amor de Deus, isso é um comentário ou um desejo de torcedor? Confiar me Ronaldinho Gaúcho? Kaka de volta?
Polêmicas à parte, vamos ser claros e objetivos. Ronaldinho Gaúcho é um bêbado, boêmio, baladeiro. Isso até que não é grande problema, porque muitos jogadores de futebol são. Entretanto, o xis da questão é a falta de comprometimento. O jogador está fora de forma, falta a treinos, ou comparece para ficar dormindo no vestiário, desafia autoridade de técnicos. Resumindo, péssimo exemplo para uma Seleção que está em renovação. Pergunto, você iria querer um cara desses na sua empresa, no seu comércio? Você confiaria num cara assim? O lugar dele é ali no Flamengo mesmo e dali para algum time da segunda divisão.
Já com Kaka, a conversa é outra. Seleção Brasileira é lugar para os melhores, para os jogadores que estão afiados, destaques em seus times e campeonatos nacionais. Kaka não é nem uma coisa e nem outra. Kaka é banco no Real Madrid, um jogador desmotivado, desvalorizado e com problemas físicos. Afora isso, nunca realizou nada de significativo pela Seleção.
Sinceramente, para ter Kaka de volta, eu preferia pedir para o Romário ou o Edmundo fazerem um sacrifício e entrarem em forma. Qualquer um dos dois faria mais que o Kaka no time brasileiro, conforme ficou demonstrado na despedida do Edmundo no Vasco o futebol que o meia ainda joga. Pedir Kaka na Seleção só pode ser piada.
Hoje nós temos Ganso, Oscar, Lucas e até o próprio Ramires que estão jogando muito mais que o Kaka. Quando eu pensei que diria isso? Ramires jogando melhor que Kaka. Mas é verdade. Mas eu não digo nunca mais para Kaka. Se eu fosse ele, aceitaria ir embora do Real Madrid, voltaria para o Milan ou iria para um time onde ele pudesse ter mais chances. Inter de Milão, Bayern de Munich, PSG, Chelsea, Manchester e tentaria recuperar o futebol que ele tinha, porque hoje já não tem mais. Caráter, decência, postura, ele tem de sobra.
Se a Seleção precisa tanto de experiência, que apostemos em homens de postura, caráter e decência, casos que eu já citei de Rogério Ceni, Zé Roberto, Juninho Pernambucano. Pode ser que eles não cheguem até a Copa, mas vão sedimentar o caminho para a nova geração.
Agora, por favor, pelo amor de Deus, parem de falar em Kaka e Ronaldinho Gaúcho. Além deles, Lucio, Julio Cesar e outros da era Dunga. O tempo deles já passou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário